Páginas

22.10.03

Touro ou boi



Sabe por que o carro de boi se chama carro de boi? É porque touro não aceita canga. Quem quer um boi para puxar o seu carro, deve procurar um boi. Aliás, seria uma enorme perda de energia pretender colocar um touro a puxar carro de boi. Seria contraditório. Mas eu tinha uma namorada paranaense que não pensava bem assim. Um dia, estávamos na fazenda do pai dela em Londrina, eu lhe fiz a seguinte pergunta:
— Você acha melhor que eu seja um touro indomável, correndo livre pelos campos da vida, ou prefere ao teu lado um boi manso, amarrado no pasto, comendo capim?
Ela olhou-me de alto a baixo, parecendo avaliar os meus pedaços, e então, num gesto possessivo, indelicado, respondeu-me: Prefiro um boi manso, amarrado no pasto, comendo capim — desde que seja meu...

Senti-me retalhado, todo transformado em picanhas num balcão de açougue. Naquele momento, minha vida estava em jogo. E só me restou dizer adeus.

Porque, para mim, é impossível ser feliz sem liberdade.

Sei que você sabe disso. E sei também que, no fundo no fundo, você — meu amor atual — você me quer livre como sou: um touro indomável, correndo delicioso pelos prados da vida.


Lembre-se: Se me pressionar — desapareço!

E não como capim, nem amarrado...

Nenhum comentário: